fbpx

Os cuidados essenciais para o fechamento de câmbio na importação

O fechamento de câmbio de importação é um procedimento imprescindível para quem precisa negociar mercadorias vindas do exterior. A partir disso, há possibilidade de realizar a conversão do real em moeda estrangeira e vice-versa, com auxílio de uma empresa especializada em câmbio, como a WIT Exchange, que seja devidamente registradas no Banco Central do Brasil (BCB). Esse processo ocorre em três etapas: contratação, negociação e liquidação.

A referência para determinar o tipo de fechamento de câmbio é, geralmente, o embarque das mercadorias. Com isso, encontramos modalidades distintas conforme o momento em que será realizado o pagamento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O momento em que será realizado o fechamento de câmbio intervém nos documentos que precisam ser apresentados à empresa responsável pela operação. Em todas as circunstâncias, serão solicitadas informações de identificação dos envolvidos na transação, dados da mercadoria negociada, e também os dados para pagamento da operação, inclusive, os códigos SWIFT e IBAN (se for uma negociação com a Europa).

 Dessa forma, no fechamento à vista, além de apresentar a Fatura ou Invoice, será fundamental apresentar o documento que comprova o embarque da mercadoria, também conhecido como Conhecimento de Embarque. Este, mostrará a modalidade de transporte e atuação da empresa pela via marítima, rodoviária ou aérea, respectivamente:

– BL (Bill of Lading);

– CRT (Conhecimento de Transporte Rodoviário;

– AWB (Airway Bill).

No fechamento antecipado (quando o embarque ainda não aconteceu), o principal documento é a Fatura Proforma Invoice, que certifica o compromisso de compra e venda acordado entre as partes.

Por fim, quando a mercadoria já está no país de destino, é preciso apresentar:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Entre em contato com os nossos especialistas e veja o porquê escolher a WIT Exchange em suas operações! www.witexchange.com.br

Quem somos

Normas
Junte-se a nós
Política de Privacidade
Linkedin
Instagram
Facebook
Whatsapp
Youtube
Twitter