fbpx

Como realizar o pagamento de serviços no exterior? Confira nossas dicas!

globalização e a tecnologia nos permite adquirir serviços de outros países, mas podem surgir dúvidas referente ao pagamento deles, pois envolve outra moeda e transferências internacionais.

Assim, preparamos este conteúdo para esclarecer suas dúvidas sobre o pagamento de serviços no exterior e te apresentar a melhor solução para realização de remessas internacionais. Continue a leitura e saiba mais!

Pagamento de serviços no exterior: emissão de invoice

Quando um serviço é contratado no exterior, é preciso que a empresa ou o profissional terceirizado emita uma invoice.

O termo inglês invoice nada mais é que um tipo de nota fiscal, emitida pela pessoa contratada, seja freelancer, seja uma empresa, no momento de contratação do serviço internacional. Nessa fatura, devem constar algumas informações básicas, como:

– dados do contratado e cliente (nome; razão social; endereço; contatos)
– data de emissão do documento;
– descrição do serviço prestado;
– valor do serviço e moeda de pagamento;
– forma de pagamento (à vista, prazo ou antecipado)
– dados bancários do beneficiário, incluindo número da conta, banco e SWIFT.

Com a invoice finalizada, o cliente consegue realizar o pagamento do serviço solicitado no exterior, por meio de bancos tradicionais ou plataformas especializadas em câmbio, como a WIT Exchange. Vamos falar mais sobre isso a seguir!

Como transferir dinheiro para pagar serviços no exterior

Tendo a invoice em mãos, chegou o momento de realizar o pagamento pelos serviços no exterior. Para isso, é possível contar com três opções: bancos, correios e plataformas on-line. Confira, a seguir, como transferir dinheiro para o exterior com cada uma delas!

Bancos

Se você optar por realizar pagamento de serviços no exterior em bancos tradicionais, pode se deparar com taxas altas e pouco atrativas. Isso porque eles trabalham com o câmbio comercial com margem de lucro e podem ter taxas de câmbio extras, encarecendo o processo.

Além disso, alguns bancos podem exigir que você tenha uma conta no exterior para realizar a movimentação.

Correios

No caso dos Correios, optar por esse meio de pagamento de serviços no exterior é ter que lidar com burocracias, começando pela necessidade de ir presencialmente em uma agência dos Correios para efetuar a remessa, além da cobrança de taxas altas, aumentando o preço da transferência internacional.

Plataformas on-line

Agora, as plataformas on-line são a maneira mais econômica, rápida e prática de realizar pagamento de serviços no exterior, considerando que contam com menores taxas e menos burocracia.

Todo o processo pode ser feito digitalmente, trazendo comodidade à sua vida, transparência e segurança na transferência internacional. Ainda, o dinheiro cai na conta do exterior no mesmo dia, diferentemente das outras opções citadas.

Como fazer pagamento da invoice de serviços por meio de uma plataforma on-line

Ainda falando sobre as plataformas on-line, elas contam com um processo super simples para realizar o pagamento da invoice de serviços no exterior. Veja os quatro passos que você precisa seguir:

 fazer o cadastro: o cadastro é gratuito e você ainda recebe a aprovação no mesmo dia!
– especificar a operação: selecione a natureza correta da operação internacional;
– fazer o upload da invoice: inclua a invoice em anexo com todas as informações necessárias;
– realizar o pagamento: por fim, você só precisa realizar o pagamento. Em seguida, receberá o comprovante da sua remessa.

Quais taxas são cobradas nesse processo

Para efetuar o pagamento de serviços no exterior, é preciso se atentar a algumas taxas obrigatórias, independentemente da opção escolhida, seja Correios, bancos, sejam plataformas on-line. Acompanhe!

Spread

O spread é a taxa administrativa cobrada nesse tipo de transação. Aqui, o valor é cobrado de forma regressiva nas transferências com dólar americano. Isso significa que quanto maior o valor da remessa, menor é o spread.

Taxa bancária

Nesse caso, a taxa varia conforme a plataforma escolhida para realizar a transação internacional.

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma taxa obrigatória determinada pelo Banco Central. Assim, esse valor é cobrado tanto para o envio quanto para o recebimento de valores do exterior.

Para isso, existe uma pequena diferenciação na taxa, sendo:

– 0,38% em transferência para contas de titularidades diferentes;
– 1,1% em remessas feitas para contas que constem o mesmo titular.

Taxa de câmbio

Por fim, a taxa de câmbio é cobrada em transferências que usam o dólar comercial. A variação dessa taxa pode ser acompanhada em tempo real em sites específicos, como a Reuters.

Como você pôde ver, existem alguns aspectos que merecem atenção antes de realizar o pagamento de serviços no exterior. Uma opção vantajosa é contar com as plataformas digitais especializadas nesse tipo de serviço, como a WIT Exchange.

Assim, você conta com melhor custo-benefícioagilidade na remessa e comodidade para realizar a transferência de onde estiver. Sem falar na segurança garantida em todo o processo.

Quem somos

Normas
Junte-se a nós
Política de Privacidade
Linkedin
Instagram
Facebook
Whatsapp
Youtube
Twitter