fbpx

Código IBAN: o que é e qual sua importância em transações internacionais?

Você já ouviu falar do código IBAN? As transferências internacionais são atividades comuns no mercado. Afinal, muitas pessoas estão deixando o Brasil, têm parentes em outros países ou realizam investimentos em mercados estrangeiros.

Nesse sentido, as operações financeiras para enviar ou receber dinheiro do exterior envolvem algumas regras e exigem dados específicos. Dentre eles estão o IBAN, um código importante e indispensável para evitar erros nas transações.

Se você pretende realizar uma transferência internacional, entender sobre esse assunto é imprescindível! Pensando nisso, confira o que é o código IBAN, qual sua importância e a melhor forma para conduzir suas operações financeiras!

O que é o código IBAN?

Considerado essencial nas transações internacionais, o código IBAN significa International Bank Account Number. Traduzido como Número Internacional de Conta Bancária, é um número padrão para identificar contas bancárias no exterior.

Assim, o IBAN foi inicialmente criado pela União Europeia e, com o tempo, se expandiu para diversos países no mundo. O objetivo é facilitar a identificação de contas e bancos nas transferências internacionais, preservando a segurança.

Nesse contexto, o código IBAN é representado por 34 caracteres, no entanto, no Brasil a quantidade total é de 29 entre letras e números. Desse modo, a composição do código IBAN é a seguinte:

XX 00 00000000 00000 0000000000 X 0

Veja o que cada grupo de números e letras representam seguindo a sequência acima:

  • 2 caracteres alfanuméricos iniciais referentes ao código do país;
  • 2 dígitos verificadores que ficam entre 02 a 98;
  • 8 caracteres numéricos para identificação da instituição bancária;
  • 5 caracteres numéricos para identificação da agência bancária;
  • 10 caracteres numéricos que identificam a conta bancária;
  • 1 caractere alfanumérico referente ao tipo de conta;
  • 1 caractere para a identificação do titular da conta.

Dessa forma, o IBAN é um conjunto de letras e números para identificar cada conta e instituição financeira. Portanto, é um código específico utilizado para facilitar as transferências financeiras, evitando o risco de erros que causam grandes prejuízos.

Qual é a importância desse código?

Com a chegada do código IBAN, esse processo foi facilitado e contribui para eliminar os erros, proporcionando operações mais seguras. Por esse motivo,o uso do código é essencial para toda transferência internacional, independentemente da moeda.

As transações internacionais exigem que os dados sejam devidamente informados para evitar que erros impeçam a operação de ser concluída corretamente. No entanto, em muitas situações, era comum ter dificuldade na identificação da instituição e a conta do beneficiário, mesmo que seja da mesma titularidade.

Quais são as diferenças entre IBAN e SWIFT?

Para compreender a diferença entre os códigos é preciso saber o que é o SWIFT, sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. Trata-se de um dado que também é utilizado nas transações financeiras internacionais.

Entretanto, a função do SWIFT é facilitar a conexão e comunicação entre instituições financeiras internacionais. É um sistema que codifica informações para garantir o sigilo e evitar a ocorrência de fraudes, por isso, cada banco tem o próprio código.

Por sua vez, o SWIFT tem entre 8 e 11 caracteres, XXXX XX 00 0000, representada da seguinte forma:

  • 4 letras: código do Banco;
  • 2 letras: código do país;
  • 2 caracteres alfanuméricos: região da sede do banco;
  • 3 caracteres alfanuméricos opcionais: código da cidade.

Diante disso, a diferença é que o IBAN é utilizado para identificar contas e instituições financeiras em transações internacionais. Já o SWIFT, é um sistema que permite a comunicação entre os bancos de diferentes países, garantindo a segurança da operação.

Mesmo com funções distintas, tanto o IBAN quanto o SWIFT são códigos essenciais para as transferências de dinheiro entre países. Em vista disso, é essencial ter atenção a eles e utilizar dados corretos, de modo a ter serviços eficientes e livres de transtornos.

Onde conseguir o código IBAN?

Você pode conseguir o código IBAN da sua conta de diferentes formas, desde entrar em contato com o seu banco ou acessar alguns sites, como o IBAN generator. Basta informar o número da sua conta, da agência e escolher o número do banco pelo ISPB, sigla para Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Assim, é possível obter os dados de forma segura e rápidapara utilizar sem complicações nas suas operações financeiras internacionais. Caso tenha alguma dúvida, é interessante procurar a sua instituição bancária de modo a esclarece-las  e evitar transtornos.

Por que escolher o meio ideal para suas transações?

As transações internacionais são serviços passíveis  das oscilações do câmbio, taxas e tarifas. Por isso, escolher uma empresa confiável e moderna é essencial para garantir processos seguros e com um ótimo custo-benefício.

Nesse sentido, a Exchange é a melhor opção e oferece uma plataforma digital específica para descomplicar as remessas internacionais. Com processos 100% digitais e autorizados pelo Banco Central, você tem vantagens únicas, além da economia.

Por meio de um cadastro rápido e gratuito no site, basta preencher informações, realizar o pagamento que o dinheiro chega em 24 horas ao beneficiário. Uma tecnologia que chegou para otimizar processos e eliminar burocracias.

Assim, ao escolher a Exchange, você terá os seguintes diferenciais:

  • alerta de preços: receba alertas quando a moeda chegar à cotação desejada;
  • diferentes formas de acesso: processos digitais pelo site ou aplicativo;
  • taxas atrativas: melhor custo-benefício nas remessas com a menor taxa do mercado;
  • transparência nos processos: cotação da moeda é realizada em tempo real e tem a possibilidade de fazer simulações;
  • apoio profissional: conte com uma equipe especialista em câmbio para tirar todas as suas dúvidas.

Diante disso, os serviços da WIT Exchange são ideais para realizar suas transações financeiras com tranquilidade, comodidade e segurançaSeja para enviar, seja para receber, a plataforma disponibiliza mais de 150 países e diversas moedas, inclusive exóticas.

Você pôde notar, nesse artigo, que o código IBAN é uma informação relevante na realização de uma transferência internacional. Por isso, tenha atenção redobrada de modo a garantir a segurança, além de escolher meios econômicos e modernos para efetuar suas movimentações financeiras.

Gostou de saber tudo sobre o código IBAN? O que acha de conhecer as melhores soluções para a remessa internacional? Não perca tempo, acesse nosso site e saiba mais sobre as transações internacionais da WIT Exchange!

 

Quem somos

Normas
Junte-se a nós
Política de Privacidade
Linkedin
Instagram
Facebook
Whatsapp
Youtube
Twitter