fbpx

5 truques para comprar dólar mais barato com segurança

Uma das etapas de planejamento para viajar ao exterior é a necessidade de comprar dólar mais barato. Afinal, essa pesquisa ajuda a fazer o seu dinheiro render mais. Nesse processo, é fundamental atentar aos valores da transação para fazer o melhor negócio possível.

A questão é que nem sempre é fácil saber por onde começar. Isso porque existem várias alternativas para comprar dólar, mas muitas delas têm taxas ocultas. Ou seja, você acha que está fazendo uma boa escolha, mas não é o que acontece na prática.

Para ajudar nessa tarefa, criamos este post com 5 truques para você descobrir o melhor caminho e começar sua viagem com o pé direito. Veja como fazer isso!

1. Faça um planejamento para comprar dólar mais barato

O primeiro passo é fazer um bom estudo do mercado de câmbio. Assim, você identifica o melhor momento para comprar dólar mais barato e define qual opção é a ideal.

Assim, comece considerando a variação cambial da moedaComo você já deve saber, a oscilação é diária — inclusive, pode mudar em poucos minutos até atingir a cotação final do dia. Acompanhar esses movimentos pode fazer você negociar com o melhor preço.

Além disso, tenha certeza de quanto você precisará e quais despesas essa quantia deve cobrir. Para fazer esse cálculo, some todos os gastos que pretende ter. Por exemplo: 

  • transporte;
  • alimentação;
  • hospedagem;
  • compras de roupas e outros objetos;
  • passeios (alguns deles, provavelmente, serão pagos, como as entradas em museus).

Faça uma análise realista. Na internet, pesquise sobre o gasto médio diário da sua viagem e ainda coloque uma margem extra que garanta o máximo aproveitamento do destino.

Mais do que isso, faça a compra aos poucos. Como explicamos antes, o dólar está sujeito a uma grande volatilidade. Com isso, você pode aproveitar os momentos de baixa para fazer com que o real valha mais.

Vale a pena destacar que essa busca por dólares mais baratos pode ocorrer ao longo de alguns dias, semanas ou até meses. Tudo depende do seu planejamento. O mais importante é fazer esse movimento para alcançar um preço médio.

2. Evite comprar ou trocar a moeda somente no destino

Um erro gigante que você pode cometer, especialmente, se for a sua primeira viagem internacional, é fazer a operação de câmbio no país de destino e/ou em aeroportos. Essa recomendação é inválida por dois motivos:

  • no caso dos aeroportos, você terá que pagar taxas mais caras, impedindo o seu objetivo de economizar. Portanto, é um mau negócio!
  • Já no destino, há algumas dificuldades. Uma delas é a busca por casas de câmbio que aceitem reais. Outra está relacionada às cotações. Afinal, como o real é pouco atrativo em outros países, as empresas que aceitarem a moeda cobrarão um valor extra sobre a transação.

Portanto, deixe para fazer a troca no país de destino somente quando houver alguma emergência. O ideal é evitar essa necessidade com base na etapa anterior: o planejamento.

3. Verifique a possibilidade de fazer conta internacional digital

Alguns bancos digitais já permitem que você faça uma conta internacional digital. Ela é movimentada na moeda americana, o que ajuda na hora de comprar dólar mais barato. Porém, é preciso ter atenção.

Normalmente, não são cobradas taxas de manutenção. Porém, é importante avaliar se existe alguma condição para obter esse benefícioPor exemplo, aplicar um capital mínimo em investimentos estrangeiros.

Por outro lado, essa é uma alternativa bastante simples de colocar em prática. Você transfere a quantia em reais e a conversão é feita de forma automáticaAlém disso, a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) tem uma alíquota reduzida: em vez de 6,38% dos cartões pré-pagos ou tradicionais, você paga apenas 1,1%.

Ainda é possível pagar um spread mais baixo. No entanto, ainda existem opções mais vantajosas com as plataformas de câmbio. Vale a pena explicar que, enquanto o dinheiro estiver na conta internacional digital, o saldo em dólar não sofre oscilação cambial.

4. Pesquise em diferentes casas e plataformas de câmbio

Na hora de comprar dólar mais barato, busque diferentes opções de casas e plataformas de câmbio – essas últimas podem ser correspondentes cambiais, o que traz ainda mais benefícios para a sua transação. Nesse processo de pesquisa, confira: 

  • Valor Efetivo Total (VET), que reúne todos os encargos e impostos cobrados na operação;

  • se a intermediadora tem autorização do Banco Central para operar. Assim, você tem uma segurança maior.

Dessa forma, você toma a melhor decisão, de acordo com a reputação das empresas. Isso é ainda mais importante quando se considera a necessidade de fazer a troca de reais por uma quantia elevada em dólar – é o que acontece quando você viaja ao exterior.

5. Conte com a WIT Exchange

A WIT Exchange é uma plataforma de câmbio que atua como correspondente cambial. Por isso, aplica as alíquotas mais baixas e bastante competitivas.

Mais do que isso, tem autorização do Banco Central para operar e cumpre todos os requisitos necessários para realizar as operações internacionais.

Por meio do simulador, você acompanha a movimentação do câmbio e aproveita os melhores momentos para operar. Além disso, pode contar com o serviço de delivery de moeda em espécie e descobrir efetivamente quanto seu dinheiro vai render em cada operação realizada.

Dessa forma, fica mais fácil comprar dólar mais barato e viajar com tranquilidade e segurança. Então, que tal seguir essas dicas e planejar a sua viagem agora mesmo?

Clique aqui para falar agora mesmo com um especialista e fazer uma cotação!

Quem somos

Normas
Junte-se a nós
Política de Privacidade
Linkedin
Instagram
Facebook
Whatsapp
Youtube
Twitter